Motores Turbinados
Resumidamente turbina é um equipamento que aproveita os gases da saída do escapamento do motor para girar um eixo, que na sua outra extremidade possui uma hélice que comprimi o ar da atmosfera e manda para a entrada de ar do motor, dessa forma o carro não precisará mais aspirar o ar, ao acelerar o motor a turbina gera pressão que entra nos cilindros deixando-os mais cheios de ar/combustível aumentando a explosão e conseqüentemente a potência do motor. O aumento da potência esta diretamente relacionado com a pressão que a turbina irá gerar. Turbinar um carro é uma das formas mais baratas para conseguir extrair grandes potências de motores originais, é relativamente fácil dobrar a potência de um motor instalando um kit turbo.
Vantagens: Ganho expressivo de potência, preço acessível, aumento de consumo proporcional à potência e forma de pilotar.
Exemplos de carros com turbo originais de fábrica: Volkswagen Gol 1.0 Turbo, Fiat Marea Turbo.
Motores com compressores mecânicos ou Blower
Mais conhecido como blower, os compressores mecânicos têm resultados parecidos com os motores turbinados, só que em vez de ficarem instalados na saída do escape aproveitando os gases, o Blower fica instalado sobre o carburador ou coletor de admissão e acionado por correias ligadas no eixo do motor, funcionam como uns compressos de ar mecânico e jogando esta pressão de ar na entrada de ar do motor igual uma turbina. O Blower tem a característica de fornecer mais torque em baixas rotações e maior consumo se comparado com a turbina, porem é capaz de fornecer potência linear de modo a dar sensação que o carro tem um motor muito maior.
Vantagens: Ganho expressivo de potência, preço acessível, motor com potência e resposta linear.
Exemplos de carros com blower originais de fábrica: Ford Fiesta Supercharger, Mercedes Bens C230 Kompressor.
Motores Aspirados
Todo carro que não é sobre alimentado por turbinas ou compressores mecânicos é naturalmente aspirado, ou seja, o próprio motor tem o trabalho de puxar para os cilindros a mistura ar/combustível. Para aumentar a potência desses motores o método mais comum é aumentar a cilindrada, mesmo assim o galho raramente passa de 30% e não pode ser feito em todos os motores, só com isso o investimento já pode passar do necessário para turbinar o carro, portanto os aumentos significativos de potência em carros aspirados ficam limitados apenas para competidores devido o seu custo x benefício. Uma das poucas modificações viáveis em carros aspirados é a troca de comando, sistema de escape maior e filtro de ar esportivo, sendo que a combinação dos três daria um ganho de menos de 15% na maioria dos motores, isto se o comando não for muito bravo, pois se for o carro pode ganhas mais potência, mas ficaria com a marcha lenta irregular, gastaria mais combustível e ficaria sem torque em baixa rotação.
Exemplos de carros aspirados de fábrica: Ford Focus, Peugeot 206, Honda Civic.
Motores com Óxido Nitroso
O Oxido Nitroso ao ser injetado junto com o combustível do carro dentro do cilindro do motor faz com que a explosão aumente e gere mais potência instantaneamente, isso porque o Óxido Nitroso se expande rapidamente dentro da câmara, é um método fácil de conseguir mais potência bastando apertar um botão, porem isso tem um preço, para injetar Óxido Nitroso no motor é necessário um kit que custa aproximadamente o que custaria um kit turbo e cada cilindro de Óxido Nitroso armazena uma quantidade limitada que vai durar de acordo com a potência escolhida e seu tempo de injeção. Os kits para rua normalmente são configurados para adicionar de 30 a 60cv com um tempo de injeção de 15 a 45 segundos e o abastecimento do cilindro costuma sair mais caro que abastecer todo o tanque do carro de combustível. Portanto mesmo para rua o kit Óxido Nitroso deve ser escolhido com critério e para clientes com necessidades específicas.
Vantagens: Ganho de potencia instantâneo, fácil instalação.